NOTÍCIAS



Região

Itá inicia Planejamento Estratégico para os próximos 20 anos


Levantamento inclui novo Plano Diretor e Modernização Tributária.

Por Lucas Villiger
20/05/2025 às 09h42 | Atualizada em 21/05/2025 - 12h03
Compartilhar


O município de Itá deu a largada para o projeto que vai definir onde pretende chegar nos próximos 20 anos. Para realizar este estudo, a istração Municipal contratou o programa Masterplan da  FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, com larga experiência na área.

Um evento envolvendo os poderes Executivo, Legislativo, entidades locais e a comunidade marcou o início dos trabalhados nesta segunda-feira, 19. A secretária de istração, vice prefeita Joice Sartoretto Zotti, destacou que este será um momento de Itá escolher o que quer e como pretende chegar nas próximas duas décadas.

O levantamento para proporcionar que Itá esteja alinhado com as políticas dos governos Estadual e Federal para o crescimento planejado, responsável, e sempre um o à frente na captação de recursos para execução de projetos. ‘Uma das ferramentas que o município terá à disposição será a inteligência de dados, facilitando a tomada rápida de decisões”, adiantou Joice.

O prefeito Clemor Battisti ressalta que o planejamento e a modernização visam também melhorar a qualidade dos serviços públicos que são ofertados à população. “Itá vai ganhar em eficiência na gestão municipal, além de vislumbrar onde o município pode crescer e se fortalecer nos próximos anos”, comentou Clemor. 

A contratação deste serviço demonstra também que a prefeitura está comprometida em busca soluções frente a queda de arrecadação de ICMs ligada a geração de energia, que a a ser sentida oficialmente a partir deste ano. “Vamos mapear todos os projetos que poderão ser desenvolvidos em Itá pensando no futuro do município e da população”, destacou a vice prefeita, Joice.

Os trabalhos iniciam efetivamente a partir desta segunda-feira,19, envolvendo as secretarias municipais. Paralelamente, outros levantamentos serão realizados. A Fepese envolverá cerca de 20 profissionais no estudo do município de Itá.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM