A cerimônia aconteceu durante o Grande Expediente, e reuniu uma grande família: os comunicadores, técnicos, diretores, apoiadores e ouvintes que, ao longo de décadas, escreveram e continuam escrevendo a história da Rural uma rádio que é, antes de tudo, um elo de identidade da comunidade concordiense.
Na plateia e na tribuna, os depoimentos trouxeram à tona lembranças de grandes coberturas eleitorais, momentos esportivos inesquecíveis, boletins policiais impactantes, reportagens que marcaram gerações. O tom foi de celebração, mas também de gratidão e reverência àqueles que fizeram da Rádio Rural um patrimônio afetivo da população.
Entre os comunicadores presentes, dois nomes com longa estrada na emissora falaram à reportagem da própria Rádio Rural e traduziram com emoção o sentimento de toda a equipe.
Cezar Luiz, criador e apresentador do tradicional Show do Cezar Luiz, resumiu a homenagem como uma verdadeira viagem no tempo: Já são quase 40 anos de programa na Rádio Rural. A gente viajou no tempo nesta noite, depois de tantos e tantos anos. Se falou aqui da Rádio Rural nas eleições, nas grandes transmissões do esporte, nas reportagens policiais, nos fatos que marcaram Concórdia. Um trabalho realmente impressionante, um trabalho que nos emociona.
Já o decano Noé de Vargas, há 51 anos na Rádio Rural e há 49 anos à frente do Brasil de Canto a Canto, não escondeu a comoção ao lembrar de sua longa caminhada: Realmente a gente fica emocionado fazendo parte desta equipe da Rural. São 51 anos de casa e 49 do Brasil de Canto a Canto. Nós temos muito amor pela emissora e continuamos fazendo rádio porque gostamos do rádio.
Durante a solenidade, os vereadores também fizeram questão de destacar a credibilidade jornalística da emissora, sua conexão com o público rural e urbano, sua presença constante na vida cotidiana das pessoas e o carisma dos comunicadores. Jornalismo de qualidade e credibilidade, programas contagiantes e dinâmicos, comunicadores que marcam gerações e vinhetas inesquecíveis, foram algumas das frases que marcaram a tribuna.
A homenagem foi um justo tributo a uma emissora que acompanha Concórdia desde os tempos da radiodifusão em ondas curtas até os dias atuais, com tecnologia, redes sociais e transmissão multiplataforma mas sem nunca perder sua alma e seu compromisso com a comunidade.
Na imagem que registrou o momento, os rostos sorridentes dos profissionais da emissora diante do mural colorido da cidade refletem o que foi a noite: a celebração de um legado. Um ado respeitado, um presente atuante e um futuro promissor para a Rádio Rural uma rádio que não apenas informa, mas forma, conecta e emociona.
